Os gerentes de projetos devem adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar as
equipes de projetos a alcançar um alto desempenho de equipe e cumprir os objetivos do projeto. Os gerentes de projetos
devem criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe.
Os objetivos de desenvolver uma equipe de projeto incluem, mas não estão limitados, a:
- Aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos membros da equipe para aumentar sua capacidade de concluir as
entregas do projeto, enquanto reduz mantém o cronograma e melhora a qualidade;
- Aprimorar os sentimentos de confiança e consenso entre os membros da equipe para melhorar a motivação, reduzir os
conflitos e aumentar o trabalho em equipe; e
- Criar uma cultura de equipe dinâmica, coesa e colaborativa a fim de (1) melhorar a produtividade individual e da
equipe, o espírito de equipe e a cooperação, e (2) permitir o treinamento e mentoria entre os próprios membros da equipe
para compartilhar conhecimentos e experiências.
Duas ferramentas básicas podem ser utilizadas para desenvolver a equipe. A primeira delas é aplicação de capacitação, a fim
de aprimorar as competências dos membros da equipe de projetos. O treinamento pode ser formal ou informal. Caso o gestor
identifique estas necessidades, ele deverá montar um Plano de Capacitação, a fim de registrar os períodos previstos e
contratações externas, caso necessário.
A segunda ferramenta é a avaliação dos funcionários, que dá ao gerente do projeto e à equipe uma percepção dos pontos
fracos e fortes. Essas ferramentas ajudam os gerentes de projetos a analisar as preferências e aspirações dos membros da
equipe, como eles processam e organizam as informações, como tendem a tomar decisões e como preferem interagir com as
pessoas. Estas avaliações podem ser realizadas periodicamente, conforme definido no plano de projeto, e seus resultados
registrados em uma Avaliação de Desempenho da Equipe.
A avaliação da desempenho de uma equipe pode incluir indicadores como:
- Melhorias em habilidades que permitam que as pessoas realizem as tarefas com mais eficácia,
- Melhorias em competências que ajudam a equipe a ter melhor desempenho como equipe,
- Aumento na coesão da equipe com os membros da equipe compartilhando informações e experiências abertamente e se
ajudando, para melhorar o desempenho geral do projeto. |