Tarefa: Desenvolver a Equipe do Projeto
Melhorar as competências, as interações e o ambiente global da equipe do projeto.
Disciplinas: Execução
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Uso do Processo
      Descrição Principal
      Os gerentes de projetos devem adquirir habilidades para identificar, construir, manter, motivar, liderar e inspirar as equipes de projetos a alcançar um alto desempenho de equipe e cumprir os objetivos do projeto. Os gerentes de projetos devem criar um ambiente que facilite o trabalho em equipe.

      Os objetivos de desenvolver uma equipe de projeto incluem, mas não estão limitados, a:

      - Aprimorar os conhecimentos e as habilidades dos membros da equipe para aumentar sua capacidade de concluir as entregas do projeto, enquanto reduz mantém o cronograma e melhora a qualidade;
      - Aprimorar os sentimentos de confiança e consenso entre os membros da equipe para melhorar a motivação, reduzir os conflitos e aumentar o trabalho em equipe; e
      - Criar uma cultura de equipe dinâmica, coesa e colaborativa a fim de (1) melhorar a produtividade individual e da equipe, o espírito de equipe e a cooperação, e (2) permitir o treinamento e mentoria entre os próprios membros da equipe para compartilhar conhecimentos e experiências.

      Duas ferramentas básicas podem ser utilizadas para desenvolver a equipe. A primeira delas é aplicação de capacitação, a fim de aprimorar as competências dos membros da equipe de projetos. O treinamento pode ser formal ou informal. Caso o gestor identifique estas necessidades, ele deverá montar um Plano de Capacitação, a fim de registrar os períodos previstos e contratações externas, caso necessário.

      A segunda ferramenta é a avaliação dos funcionários, que dá ao gerente do projeto e à equipe uma percepção dos pontos fracos e fortes. Essas ferramentas ajudam os gerentes de projetos a analisar as preferências e aspirações dos membros da equipe, como eles processam e organizam as informações, como tendem a tomar decisões e como preferem interagir com as pessoas. Estas avaliações podem ser realizadas periodicamente, conforme definido no plano de projeto, e seus resultados registrados em uma Avaliação de Desempenho da Equipe.

      A avaliação da desempenho de uma equipe pode incluir indicadores como:

      - Melhorias em habilidades que permitam que as pessoas realizem as tarefas com mais eficácia,
      - Melhorias em competências que ajudam a equipe a ter melhor desempenho como equipe,
      - Aumento na coesão da equipe com os membros da equipe compartilhando informações e experiências abertamente e se ajudando, para melhorar o desempenho geral do projeto.